Dia Internacional da Mulher

09 de março de 2025

A Mulher do Sétimo Andar tem umas implicâncias sobre alguns dias comemorativos, que às vezes aborrecem os que curtem essas datas. É o caso do Dia das Mães. Oh coisinha piegas e cafona! Na sua família, filhos pequenos, decretou: nessa casa não se comemora Dia das Mães. Presentes, só os fabricados na escola. Tiveram que aceitar. Afinal, só quem saía perdendo era ela.

Até que um dia, lembra que os filhos já estavam na faixa dos dez e treze anos, ao raiar de um mês de maio, anunciou que revira sua posição e, dali em diante, queria sim, ser comemorada no Dia das Mães, com presente de loja. Guardou até hoje a caixa do presente do filho caçula, com o oferecimento em caneta piloto vermelha. (Pena não ter encontrado agora, numa busca rápida à prateleira dos vestígios e reminiscências). Já o primogênito, com seu humor inglês característico, com um sorriso irônico no rosto, disse: e como ficam os presentes que até hoje não ganhamos no Dia das Crianças?

Pois bem. Ontem, uma amiga próxima, do time dos defensores ferrenhos do dia das mães, mandou uma mensagem assim: Feliz dia das mulheres, embora saiba que você é avessa a essas datas fabricadas. Aqui vou espichar um pouco a minha resposta, que motivou esta crônica, que até hoje cedo não estava no programa desse domingo.

Depende, querida. Há datas que comemoram momentos importantes de luta por direitos. É o caso do Dia do Trabalhador, universalmente comemorado no Primeiro de Maio. O único país que não comemora nesse dia é EUA, justamente aquele que motivou a escolha da data, uma homenagem às manifestações de trabalhadores em Chicago em 1886. É também o caso do Dia da Consciência Negra, aqui no Brasil comemorado no dia da morte de Zumbi dos Palmares em 20 de novembro de 1695.

O Dia Internacional da Mulher está no mesmo patamar. Foram as lutas de mulheres por direitos em finais do século XIX e inícios do XX, que motivaram uma data comemorativa universal. As melhores mensagens são aquelas com frases de mulheres ícones na luta por direitos. Fica estranho “feliz dia das mulheres”. Mais estranho ainda quando vem com um buquê de rosas vermelhas. Pois esse dia está mais para a ferradura do que para o cravo.

Em tempo. Vocês repararam que nenhuma dessas datas que merece ser comemorada, comemora-se com presente?

Deixe um comentário